Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
66 98412 5788 WhatsApp
Barra do Garças Prevenção

Parque da Serra Azul inicia planejamento para prevenção contra incêndios

Levantamento de áreas de risco e setorização ambiental

18/01/2021 12h06 Atualizada há 1 mês
Por: JPGomez Fonte: Gerência do Parque Serra Azul
Focos de risco registrados
Focos de risco registrados

 

A Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul (506 km da capital), deu início ao planejamento anual com prévia à prevenção contra incêndios florestais no Parque.

Esta medida consta no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) e neste cronograma já está previsto para o mês de janeiro/fevereiro o levantamento das áreas de risco, considerando o histórico de dados de focos de calor nos anos anteriores, o acúmulo de vegetação, acesso do público e visitantes, área rural e urbana, apoio da comunidade (presença e vigilância dos moradores), dentre outros, bem como uma setorização das áreas (bairros, encostas e áreas rurais).

 A Gerência do Parque trabalha no sentido de alcançar êxito como na temporada passada, na qual foi uma das únicas Unidades de Conservação do estado sem incêndios, pois os focos de calor ocorridos no entorno (APA Pé da Serra Azul) foram agilmente combatidos e extintos pela Brigada do Parque, Corpo de Bombeiros (1ª CIBM) e Brigada Prevqueimadas.

Tendo no sistema de vigilância por câmeras e por drone um grande aliado, além do trabalho conjunto com as instituições (CBMMT, FAB. EB, PMMT, MPMT e Prefeitura Municipal) e o apoio da população sobretudo pela atitude positiva de não uso do fogo e pelas denúnciasdeclara a Gerente Cristiane Schnepfleitner.

O planejamento operacional ficou sob responsabilidade do Coordenador Operacional do Parque, Sargento Gomes do CBMMT, o qual pretende repetir algumas ações e idealizar novos modelos de monitoramento e fiscalização setorizando toda a APA (Área de Proteção Ambiental) Pé da Serra Azul e tendo novamente, a população que vive nas encostas, como o apoio direto.

A gerência trabalha também na obtenção de novos equipamentos para combate a incêndio, dentre eles, a aquisição de um CONJUNTO DE COMBATE PARA PICK-UP RÍGIDO pela SEMA-MT, o qual é primordial considerando o relevo do Parque e APA.

Na temporada passada ocorreram quatro focos de risco, sendo um causado por incidente com máquina agrícola e os demais criminosos, sendo que um incendiário foi detido e outro identificado.

A meta também para a próxima temporada é buscar o apoio dos proprietários rurais, com a disponibilização de lista com os equipamentos para combate a incêndio e treinamento, ação esta conjunta com o Corpo de Bombeiros.

 A gerência reitera o agradecimento às instituições e à população pelo apoio, destacando que em vários bairros próximo à Serra Azul já foram instaladas câmeras de segurança voluntariamente e que auxiliam na verificação cotidiana e na obrigatória responsabilização dos infratores no caso de crimes ambientais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra do Garças - MT

Barra do Garças - Mato Grosso

Sobre o município
Notícias de Barra do Garças - MT
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 22° Máx. 32°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
83% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol com muitas nuvens e chuva