Terça, 19 de Janeiro de 2021 12:56
66 98412 5788 WhatsApp
Cidades São F. Araguaia

Oito mil filhotes de tartaruga serão soltas no rio Araguaia em São Félix do Araguaia

“Essas outras ações não são realizadas todos os anos, pois dependo de parcerias e tem período que a gente não consegue. Em alguns casos, ações pequenas e pontuais, eu realizo com recursos próprios”, afirma.

03/12/2020 16h54
Por: Redação Fonte: Folha Max
Oito mil filhotes de tartaruga serão soltas no rio Araguaia em São Félix do Araguaia

O projeto 'Amigos da Natureza' vai soltar 8 mil tartarugas no Rio Araguaia, em São Félix do Araguaia, neste mês. O projeto tem o objetivo de repovoar a espécie de tartarugas-da-amazônia na região. Durante o evento, no dia 18, haverá uma audiência pública para discutir com autoridades locais a criação de uma unidade de conservação para preservação das tartarugas.

 

Durante o período de geração dos filhotes, os ovos são cuidados pelos integrantes do projeto em uma praia artificial.

 

 

Após o nascimento, os filhotes são colocados em um berçário feito de caixas d'água. Depois de um período de reforço, os animais são soltos no rio em um local onde tem esconderijo e alimentos para aumentar as chances de sobrevivência.

 

Além do repovoamento na região do Araguaia, o projeto Amigos da Natureza realiza outras ações de preservação como a coleta e lixo em pontos turísticos do município de São Félix do Araguaia, o repovoamento de peixes nativos na bacia hidrográfica do Araguaia e a recuperação de nascentes e matas ciliares.

 

O projeto é coordenado pelo biólogo Francisco de Assis Ribeiro de Sousa. Foi criado em 2001 e já foi realizado em Luciara, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte e Confresa. Esta é décima quinta edição do evento.

 

Durante os 19 anos de existência, o projeto deixou de fazer a ação por quatro anos devido à falta de recursos.

 

O projeto é feito em parceria com a prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia, Polícia Militar, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar, e do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT).

 

Francisco conta que as outras ações não são feitas todos os anos por causa da falta de recursos para a realização.

 

“Essas outras ações não são realizadas todos os anos, pois dependo de parcerias e tem período que a gente não consegue. Em alguns casos, ações pequenas e pontuais, eu realizo com recursos próprios”, afirma.

 

Para o biólogo, todo cidadão deve fazer a sua parte para preservar o meio ambiente. “Como cidadão e confiante de que cada um de nós devemos não apenas apontar as necessidades mais principalmente fazer a nossa parte e ter a consciência de dever cumprido”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Félix do Araguaia - MT

São Félix do Araguaia - Mato Grosso

Sobre o município
São Félix do Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 11º37'02" sul e a uma longitude 50º40'10" oeste, estando a uma altitude de 195 metros. Sua população estimada em 2007 pelo IBGE era de 10.713 habitantes.
Barra do Garças - MT
Atualizado às 12h49 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 28°

27° Sensação
11.7 km/h Vento
46% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.