Domingo, 25 de Outubro de 2020 04:59
66 99721 - 8394 WhatsApp
Barra do Garças Meio Ambiente

FAKE NEWS Onça-pintada ataca cachorro em Barra do Garças

A área de vida da onça-pintada pode ter mais de 100 km², com os machos tendo territórios englobando o de duas ou três fêmeas.

25/09/2020 10h28 Atualizada há 4 semanas
Por: JPGomez Fonte: Gerência do Parque
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

 

Após o desparecimento de um cachorro no Bairro Jardim Amazônia (BNH) um morador afirmou que uma onça-pintada o havia atacado tendo supostamente ouvido barulho suspeito. O fato ocorreu na noite do dia (21/06).

Após encontrar o PET momentos mais tarde, este mesmo morador informou do engano à Gerência do Parque e também aos contatos em que ele havia difundido a informação, porém desta vez negando o ocorrido.

De acordo com o registro do Corpo de Bombeiros, segue descrição da ocorrência: A guarnição chegando ao local realizou varreduras no quintal da residência e não encontrou a suposta causa do desaparecimento do cachorro. Não havia sangue nem marcas de briga que pudesse justificar que animal teria sido pego por onça. (OCORRÊNCIA DETALHADA Nº 16 - Data/Hora Fato: 21/09/2020 22:59:00)

O site ( https://jaguar.org.br/ ) detalha que a extensão da área de vida da onça-pintada varia ao longo de sua distribuição: as maiores em 265 km² no Cerrado do Brasil central (Silveira, 2004).

De acordo com a Gerência do Parque Estadual da Serra Azul a Brigada de Incêndio percorre constantemente cerca de 54 km no entorno, sendo a metade em área habitada, monitorando o Parque e nesta área não foram avistado sinais desse felino. Relata ainda que o Parque possui várias espécies de animais que são presas e deste modo os maiores predadores não arriscariam aproximação com a região habitada da Serra Azul.

A par dos esclarecimentos, seguem algumas orientações aos moradores das encostas do Parque Estadual da Serra Azul:

I. Respeitem os limites dos terrenos adquiridos, mantendo-os limpos por capina e sem lixo ou entulho para evitar especialmente a incidência de animais peçonhentos. 

II. A criação de aves, suínos, etc. é proibida no perímetro urbano pelo Código de Postura municipal sendo que tais criações podem atrair pequenos predadores causando perturbação na dinâmica da biodiversidade do entorno.

III. Não alimentem os animais silvestres, evitando que sejam atraídos aos quintais, tal aproximação pode gerar acidentes, além da possibilidade de transmissão de zoonoses.

IV. Ao verificar qualquer situação atípica, inclusive que envolva animal silvestre informem a Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul pessoalmente ou via (65) 9 9339 7166 e em caso de risco iminente acionem o Corpo de Bombeiros com urgência ligando BOMBEIROS 193

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra do Garças - MT

Barra do Garças - Mato Grosso

Sobre o município
Notícias de Barra do Garças - MT
Barra do Garças - MT
Atualizado às 04h41 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 31°

22° Sensação
9.3 km/h Vento
81.3% Umidade do ar
67% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.