A Gerência Regional do Parque da Serra Azul e Corpo de Bombeiros (CBMMT) realizaram na manhã de quarta-feira (24/06), reunião integrada com forças de segurança pública para tratar da Temporada de Incêndios Florestais (TIF), em Barra do Garças/MT. (506 km)
A reunião contou com a presença do 58º BIMTz/Exército, DTCEA-BW/CINDACTA-I/Aeronáutica, PMMT e a OSCIP Associação dos Amigos dos Animais.
Os temas tratados foram importantes no sentido de apresentar o estado das ações do Parque, visando a sua preservação, bem como a atualização do PLANO DE AÇÃO em caso de incêndio florestal, com garantia da união de forças entre as instituições públicas, principalmente na atuação direta de prevenção e combate, além da fiscalização e responsabilização civil, penal e criminal aos infratores.
A Gerente do Parque, Analista de Meio Ambiente Cristiane Schnepfleitner esteve à frente da reunião, apresentando as ações executadas desde a formação da Brigada em 2016, a reestruturação dos espaços de uso público e parcerias formalizadas (MPMT, OSCIP’s Aliança da Terra, AAA e Prefeitura Municipal).
Foi apresentado pelo Bombeiro Militar cedido ao Parque, 2º SGT BM Gomes, o cenário para o ano de 2020 e a estratégia conjunta de ações para apreciação e deferimento dos participantes.
O TEN CEL BM Cavalcante, Comandante da 4ª regional do CBMMT (CRBM-IV), juntamente com o 1º TEN BM Batista, CMT da 1ª Companhia Independente Bombeiros Militar destacaram a importância das ações conjuntas visando coibir os incêndios que tanto prejudicam a biodiversidade e afetam negativamente a saúde, ainda mais em tempos de pandemia.
Ao final, ficou acordado entre as instituições algumas realizações de operações conjunta, tal como, BLITZ EDUCATIVA, BARREIRAS OPERACIONAIS OSTENSIVAS, bem como colocar em prática o PLANO DE CHAMADA para todas as forças em caso de grandes incêndios no parque. Lembrando ainda que o apoio da população é primordial para garantia desta prevenção.
Participaram da reunião:
CAP Marcelino, CMT do DTCEA-BW (CINDACTA-I), TEN Guilherme e Aspirante Vithor, (58º BIMTz), TEN PM Sidney (PMMT), TEN BM Diniz (CMT Adj. 1ª CIBM), Thaís Carrion, presidente da ONG Associação Amigo dos Animais e o Vereador Garricha.
Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 22° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.