Domingo, 05 de Julho de 2020 15:44
66 99721 - 8394 WhatsApp
Barra do Garças Prevenção

Prevenção contra incêndios Florestais no Parque Serra Azul

Parque Estadual da Serra Azul, Aliança da Terra, Ass. dos Amigos dos Animais e forças de segurança pública unem-se em prol da prevenção contra incêndio

17/06/2020 23h12 Atualizada há 1 semana
Por: Nero Fonte: Gerência do Parque Serra Azul
Prevenção contra incêndios Florestais no Parque Serra Azul

 

ACEIRO:  Abertura na vegetação com material combustível e/ou uso de ferramentas, que atua como barreira para retardar ou impedir o progresso de incêndio florestal.  (CBMGO)

Em continuidade aos trabalhos de prevenção realizados no Parque Estadual, destaca-se a realização de aceiros em pontos específicos da Serra Azul. (Barra do Garças/MT, 506 km).

Deste modo, Gerência do Parque, com apoio dado pela Força Aérea Brasileira por meio do comandante do DTCEA-BW 1º TEN Esp Aer Com Marcelino e pelo Corpo de Bombeiros, na pessoa do CMT da 1ª CIBM, 1º TEN BM Batista e a Brigada do Parque uniram-se na realização desta missão, a qual ocorreu na sua totalidade com ação manual por meio do uso de ferramentas.

Foram 5 (cinco) dias de trabalhos, sendo mantidos aproximadamente 7 (sete) quilômetros de aceiros, em locais estratégicos e de difícil acesso.

De acordo com a Gerente do Parque, Cristiane Schnepfleitner, este trabalho de prevenção é de suma importância, pois em caso de incêndio, a possibilidade de retardo do fogo é certa, e o deslocamento de brigadistas para seu combate ocorrerá com mais eficácia. Destaca ainda que, o apoio das instituições ao longo dos anos, como do 58° BIMTZ, do BEA/CBM-MT e do MPMT foi valorosa e que somente com a união de forças, é possível ampliar as ações de proteção da nossa Serra Azul contra incêndios, e garantir a salubridade do ambiente para a população que vive em Barra do Garças e região.

Vale destacar que a partir do dia 01 de julho à 30 de setembro inicia-se o PERÍODO PROIBITIVO DE QUEIMADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO, e deste modo, as medidas adotadas pela fiscalização do Parque Estadual da Serra Azul, em caso de flagrantes, terão punição prevista em leis específicas.

A Brigada de Incêndio do Parque Estadual da Serra Azul está composta pelas OSCIP's Aliança da Terra e Associação dos Amigos dos Animais, sendo custeada com recursos de TAC celebrado com MPMT. A chefia está a cargo do Brigadista Martins da AT tendo o Brigadista Eliomar, Brigadista Fábio, Brigadista Nando pela AAA.

EVITEM MULTAS, LIMPEM SEUS LOTES, PRESERVE A NATUREZA!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra do Garças - MT

Barra do Garças - Mato Grosso

Sobre o município
Notícias de Barra do Garças - MT
Barra do Garças - MT
Atualizado às 15h30 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

31° Sensação
15.6 km/h Vento
23.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens