Visando alcançar novos objetivos na fiscalização e monitoramento das queimadas, a Brigada de Incêndio do Parque da Serra Azul - Aliança da Terra passará a usar um DRONE, para assim obter melhor alcance de visão nas irregularidades contra o meio ambiente.
A equipe passou por treinamento específico com o profissional JP do Araguaia.
O resultado obtido foi positivo e neste momento toda a equipe encontra-se habilitada para uso do equipamento.
Para o Sargento Bombeiro Militar Gomes, o qual coordena operacionalmente o Parque, "o objetivo é de usar a tecnologia a favor da preservação, uma vez que onde os olhos não chegam, o equipamento suprirá esta demanda, podendo assim, ganhar tempo no deslocamento de equipes para combate aos focos".
Outras irregularidades, tal como, queimadas ilegais em fazendas, descarte de lixo ou animais mortos ou vivos, poderão ser flagrados e o autor ser responsabilizado dentro da lei.
O equipamento adquirido possui autonomia necessária para a missão contra o fogo, um alcance de até 7 quilômetros, com velocidade média de 72 km/h, e atingindo a altura de até 1,5 km. Deste modo, zona urbana e rural passarão a ser fiscalizadas.
A gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, destaca que a brigada necessita de apoio da população para esta prevenção e que atos contrários às leis não serão permitidos.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.