Corpo de Bombeiros

Bombeiros realizam concurso de redação

“Queimadas e seu Impacto para a saúde da população mato-grossense”.

13/09/2019 12h20Atualizado há 6 dias
Por: JP Gomez
Fonte: Assessoria 1ª CIBM
Alunas vencedoras desfilaram com bombeiros
Alunas vencedoras desfilaram com bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Barra do Garças/MT (516 km da capital), realizou um concurso de redação com o tema, “QUEIMADAS E SEU IMPACTO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO MATOGROSSENSE”. Este concurso foi voltado aos alunos das escolas públicas municipais, os quais concorreram dentro de 100 (cem) vagas disponíveis.

As premiações foram duas bicicletas e cem reais em dinheiro, para os três primeiros colocados e Um dia de Bombeiro, momento este em que as alunas puderam passar um período dentro da corporação, conhecendo assim, a rotina dos bombeiros, conhecendo equipamentos e recebendo instruções sobre a profissão bombeiro militar.

A proposta foi incentivar os alunos na busca pelo conhecimento e despertar para o perigo das queimadas, fazendo assim, que se tornem multiplicadores do da prevenção.

 As vencedoras foram:

3º lugar, EmoniKelly Mingoti, aluna da professora Alessandra, na Escola Waldiza Rêgo

No texto a aluna abordou de forma ampla o tema, apresentando dados diretos, os quais citam que o estado do Mato Grosso é o campeão em focos de queimadas. Apresentando também, sua preocupação com o meio ambiente, a saúde da população e a sobrevivência dos animais. Apresentou destaque aos perigos da inalação de fumaça e não deixou de chamar a atenção das pessoas para que se conscientizem acerca das queimadas. Ao final deixou uma mensagem à população, de que a floresta é a nossa vida!

  2ª Lugar, Thayná Santos Izidoro, aluna da professora Márcia Damasceno, na Escola Helena Esteves.

Na produção, a aluna destacou a problematização em que o país passa, enfrentando queimadas na floresta amazônica. Não obstante, apresentou dados diretos sobre o número de queimadas no estado de Mato Grosso, relacionando esses à saúde da população e assim, apresentou também, uma proposta de conscientização por parte de todos, os quais, cada um fazendo a sua parte, poderemos vencer este mal tão prejudicial ao meio ambiente.

 1º Lugar, Nicole Nunes de Moura Prazer, aluna da professora Iriani, na Escola Dona Delice Farias dos Santos. Segue a redação vencedora:

1 - O meio ambiente vem se deteriorando ano a ano. As queimadas vêm aumentando cada vez mais, principalmente na região de Mato Grosso e isso está causando muitos problemas, tanto na natureza, quanto na saúde das pessoas.

 2 - O mês de agosto é um dos períodos mais quentes e secos, principalmente em Mato Grosso, onde existem muitas serras e matas e com isso, as pessoas acabam colocando fogo, sem pensar nos danos que irão causar ao meio ambiente e consequentemente à vida de todos.

 3 - A fumaça que o fogo produz pode causar sérios danos à saúde das pessoas e até agravar doenças pulmonares e crônicas que são provocadas pelos gases tóxicos presentes na fumaça, e também podem provocar infecções no sistema respiratório, causando asma e bronquite.

 4 - A população matorossense passa por momentos críticos, em que famílias estão perdendo seus entes queridos, devido a essas queimadas que se alastram cada vez mais.

 5 - O que nos cabe fazer é conscientizar a população e policiar quem pratica o crime de atear fogo e provocar queimadas, pois o preço desse ato inconsequente é alto e muitas vezes pagamos com nossas próprias vidas.

 O Tenente Batista, Comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros Miliar, se sentiu muito realizado, pois todo o processo foi feito dentro do previsto e o resultado não poderia ser melhor. Destacou ainda, que a partir de agora, temos nesses alunos, multiplicadores da educação ambiental e a certeza de que a prevenção contra as queimadas ganhou força no dia de hoje.

 

  • Bombeiros realizam concurso de redação
  • Bombeiros realizam concurso de redação
  • Bombeiros realizam concurso de redação
  • Bombeiros realizam concurso de redação
  • Bombeiros realizam concurso de redação
  • Bombeiros realizam concurso de redação
  • Bombeiros realizam concurso de redação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Barra do GarçasBarra do Garças - MT Notícias de Barra do Garças - MT
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas